sexta-feira, 18 de junho de 2010

Linha do metrô que passará na Vila Pompéia é priorizada.

Após veto do Morumbi para copa de 2014, governo de São Paulo prioriza linha laranja que passará pela Vila Pompéia.

O governo do estado de São Paulo anunciou no dia 24 de maio por intermédio de José Luiz Portela, secretário estadual de transportes, o andamento dos projetos para a futura linha 6, laranja (Brasilândia - São Joaquim) e a linha 16 prata (Cachoeirinha – Lapa). Porém, com as mudanças anunciadas pela FIFA sobre a não mais utilização do estádio do Morumbi para a Copa, o governo do estado não mais priorizará mais a linha ouro que ligará o aeroporto de congonhas ao Morumbi e sim a linha laranja que passará próximo a futura arena palestra Itália.

A mudança ocorreu porque os investimentos do PAC da Copa se concentrarão em estruturas que serão utilizadas no mundial. Existe ainda a provável arena multiuso que será construída em Pirituba, na região Oeste, local onde existe também interesse da CBF, desde que encontre um investidor disposto a acelerar as obras em três anos.
Até o final de 2010 são pretendidos 240 km de linhas, sendo 80 km de metrô e 160 reformadas da CPTM, além de investimentos em corredores de ônibus metropolitanos. Será o segundo maior plano de expansão do mundo, ficando atrás somente da China. A previsão de gastos gira em torno de 21 bilhões de reais, sendo 1bilhão oriundos da prefeitura municipal.

As linhas laranja (6) e prata (16) estão com o projeto funcional pronto, que se caracteriza como a primeira etapa do processo. Nesse momento estão sendo feitas os serviços de topografia, e perfil do solo. Os detalhes da localização de cada estação são definidos somente no projeto executivo, que será concluído em dezembro de 2010.Segundo o projeto a linha 6 laranja transportará 600 mil passageiros/dia e a linha 16 prata cerca de 250 mil passageiros/dia.

A linha laranja será completamente subterrânea, ela passará por baixo do rio Tietê e serão 14 estações, os nomes oficiais serão definidos por historiadores e colocados em votação pela população. São elas: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Cardoso de Almeida, Angélica, Higienópolis-Mackenzie, 13 de Maio-14 Bis e São Joaquim. A linha passará por quatro universidades (PUC, Unip, Faap e Mackenzie) e haverão 3 interligações: A estação Santa Marina ligará com a linha prata, a Higienópolis com a linha amarela e a São Joaquim com a linha azul.

No caso da linha prata acontecerá o contrário, ela será totalmente aérea, sendo implantado o sistema monotrilho ou VLP (veículo leve sobre pneus). As estações são: Cachoeirinha, Vila Dionísia, Centro Cultural da Juventude, Vila Espanhola, Jardim Primavera, Vila Carbone, N. Sra do Ó, Santa Marina, Ermano Marchetti e Lapa.

Segundo o secretário na linha prata haverá poucas desapropriações, devido ao fato de ser aérea, já no caso da linha laranja, essa questão será definida somente após a definição do projeto executivo.

2 comentários:

  1. Oi, Jean, que bacana seu blog! Eu também tenho um blog que fala sobe a Zona Oeste, e vou linkar o seu lá na minha lista de sites úteis. Parabéns! Abraços!

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