quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um centenário de lutas e vitórias


Dia 29 de maio se tornou uma data histórica para Dona Maria Saladiano que comemorou seus 100 anos de vida consagrando - se a moradora mais idosa da Pompéia.


Dona Maria nasceu em Moterosso Calabro, na região de Calábria, ao sul da Itália. Aos 14 anos imigrou para o Brasil juntamente com sua família e residiu durante um ano em uma fazenda de café em Santa Eudoxia, distrito na região de São Carlos, interior de São Paulo. Fato como esse aconteceu com milhares italianos na década de 20, que vinham trabalhar em lavouras de café na região sudeste após o fim do tráfico negreiro.

Após esse um ano, tempo estabelecido em contrato pelos fazendeiros, a ainda jovem não suportou o serviço braçal da lavoura e mudou-se para São Paulo. “Eu carpia café e machucava muito a mão”, completou a senhora ao relembrar seu passado. Assim que chegou a capital, ela trabalhou como doméstica para um médico na região da Barra Funda, conhecendo assim Pascoal, seu ex-esposo falecido em 1987. Atualmente a senhora mora na Rua Coari, onde reside há 85 anos. Durante esse tempo trabalhou de cozinheira, tricoteira e no antigo Mapping, lugar esse último diz a senhora que ganhou muito pouco pelo que trabalhou.

Nem alimentação, nem atividades físicas. A responsável pela longevidade de Dona Maria é a sua fé, informa seu filho Adilson. Grande devota de Santo Antônio, ela enfrentou três cânceres e um atropelamento por um caminhão de gás em frente sua casa há cerca de 10 anos. Outro fato curioso foi de que até seus 97 anos de idade Dona Maria ainda andava de ônibus pela cidade.

Mãe de 4 filhos, sendo uma falecida, inúmeros netos e bisnetos e agora sua mais nova descendente, a tataraneta Melinda, nascida há três meses, a senhora dona de uma lucidez invejável, apesar de ouvir e enxergar pouco, está sempre sorrindo, demonstrando a todo momento sua paixão ao ser proferida a palavra Itália na sua presença. “ Quero morrer na Itália”", repetiu várias durante a conversa .

Nenhum comentário:

Postar um comentário